A história e o legado do festival serão tema de documentário e ações especiais que
marcam a edição de 2026, anunciada para os dias 30 e 31 de janeiro
Um dos festivais de música mais longevos em atividade no país e no mundo, o Planeta
Atlântida completa 30 anos de história e conexão com o público gaúcho. No prélançamento da edição de 2026, realizado nesta quarta (22) no campus da PUCRS, em
Porto Alegre, os realizadores Grupo RBS e DC Set Group celebraram com parceiros e
planetários a evolução e o legado de um evento que atravessa gerações como uma
tradição de verão no Rio Grande do Sul.

Marcado para os dias 30 e 31 de janeiro, o Planeta 2026 convida a revisitar três
décadas de história, ao mesmo tempo que reafirma sua vocação para evoluir junto com
seu público como uma plataforma de conteúdo e experiência que vai além dos dois
dias de música na sede campestre da Saba, em Atlântida, no litoral norte gaúcho.
Criado em 1996 para celebrar os então 20 anos da Atlântida, a rádio com foco no
público jovem da RBS, o Planeta levou ao palco ao longo de três décadas mais de 1,4
mil atrações nacionais e internacionais somando mais de 900 horas de música.
Conhecido como um festival democrático, que mistura diferentes gêneros musicais,
reuniu artistas que fizeram história no Brasil, de Rita Lee a Charlie Brown Jr., de Anitta a
Tiaguinho, de Ivete Sangalo a Skank. Os grandes momentos desta história serão
narrados por músicos, planetários e por quem faz o festival acontecer no
documentário 30 Verões Criando Memórias, que será exibido na ATL TV, canal digital da
Atlântida, na RBS TV e no Globoplay.
— O Planeta Atlântida é uma instituição cultural e de manifestação artística no Rio
Grande do Sul. É um evento brasileiro, que traz atrações do país inteiro e externas e
que nasceu para comemorar o aniversário da Atlântida, essa rádio que atravessa
gerações há meio século e rejuvenesce com sua audiência — destaca Alexandre Fetter,
diretor artístico das rádios Atlântida e 102.3.

Ao longo dos anos, o Planeta cresceu, ganhou novos espaços, como o Planeta
Premium, o Planeta Lounge e, mais recentemente, o Rooftop Open Bar na Arena.
Pioneiro ao oferecer gratuitamente copos reutilizáveis, o festival avança a cada ano em
práticas de sustentabilidade, acessibilidade e outras iniciativas que envolvem aspectos
sociais, ambientais e de governança, contemplando, desde 2025, mais de 50 ações com
foco ESG que contribuem para todos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável
(ODs) da ONU. Entre as medidas implementadas, estão deslocamento facilitado,
central de acessibilidade, espaço PCD, intérpretes de Libras, sala de acolhimento,
cardápio em braile, reuso de materiais, gestão de resíduos e doação de recursos a
instituições por meio de ingressos solidários. Como resultado, cinco em cada 10
planetários afirmam ter adotado novas práticas após participar do festival, e três em
cada quatro avaliam o evento como inclusivo, acessível e representativo. Neste mês, o
Planeta Atlântida conquistou o Top de Marketing ADVB/RS, na categoria Iniciativas ESG
– sendo o terceiro ano consecutivo em que o festival é reconhecido na tradicional
premiação do Estado.
Um marco no calendário gaúcho, levando cerca de 80 mil pessoas à Saba nas duas
noites de evento a cada edição, o Planeta Atlântida também impacta positivamente a
economia do Estado, movimentando especialmente os setores de turismo, serviço e
entretenimento e mobilizando mais de 4 mil profissionais para sua realização. Em
2025, o festival movimentou, de forma direta e indireta, mais de R$ 130 milhões no RS:
para cada real investido na produção, R$ 0,95 adicionais foram gerados, conforme
estudo realizado pela PUCRS Consulting.
A cada ano, somam-se ao projeto mais marcas nacionais e locais que compartilham do
mesmo propósito de proporcionar experiências e conexão que gerem valor para o
público e para o RS. A edição de 2026 foi anunciada já com cinco patrocinadores
masters — Renner, Banrisul, Coca-Cola, PUCRS e KTO —, e a expectativa é superar o
recorde de comercialização alcançado em 2025, quando o festival somou 33 marcas
parceiras, sete a mais do que no ano anterior.
— O Planeta alcança o marco de 30 anos porque se tornou mais do que um evento.
Para além de proporcionar entretenimento e experiência por meio de música e
conteúdo, o festival é também um legado para nosso Estado, como rito de passagem
dos adolescentes, memória afetiva de diferentes gerações e mobilizador para causas
importantes, como sustentabilidade. Somos a grande atração do verão gaúcho,
movimentando o turismo e o mercado de serviços. E tudo isso ao lado de parceiros que
reconhecem a força do Planeta para criar momentos inesquecíveis e conexões reais
com diferentes públicos — afirma Caroline Torma, diretora-executiva de Marketing e
Entretenimento da RBS.
Ações especiais 30 anos
Para marcar esta edição que celebra a história do Planeta Atlântida, estão previstas
ações especiais como intervenções urbanas, roadshow no interior do Estado,
lançamento de produtos que resgatam identidade e memórias das primeiras edições e
uma arena de verão na beira da praia com atividades que promovam bem-estar.
— O Planeta Atlântida, em seus 30 anos, segue consolidado como um dos maiores
festivais do Brasil. Realizado anualmente, é um exemplo da união de forças das equipes
do Grupo RBS e da DC Set que, ao longo dos anos, sempre souberam conduzir o evento
com muito sucesso e amor, entregando o máximo de alegria ao verão gaúcho —
celebra Cicão Chies, sócio-fundador da DC Set Group e um dos criadores do
Planeta Atlântida.
Nesta quinta (23), entra no ar a campanha publicitária que marca os 30 anos do
festival. Com o conceito “O sentimento não muda”, o filme acompanha um planetário
ao longo dos anos, mostrando que, a despeito da passagem do tempo e das
transformações em tecnologia, hábitos, música e moda, a emoção de viver o Planeta
permanece a mesma — uma festa que está no coração dos gaúchos.
Com direção de Nicole Pelosi (que já trabalhou com nomes como Anitta e Millie Bobby
Brown e assinou projetos para Disney, Netflix, Havaianas e Rexona) e assinatura da
produtora Little Door, o filme foi exibido em primeira mão na quarta-feira (22) no
evento para convidados e parceiros de mercado na ATL House. Na mesma ocasião, a
edição de 30 anos foi celebrada com shows gratuitos de WIU, Ebony e Syon Trio, na
Rua da Cultura, no campus da PUCRS.
O Planeta
O Planeta Atlântida é o maior festival de música do sul do país e ocorre desde 1996, na
sede campestre da Saba, na praia de Atlântida, no litoral norte gaúcho. Mais de 1,4 mil
atrações nacionais e internacionais, de diferentes estilos, já passaram pelos palcos do
Planeta, levando aos planetários mais de 800 horas de música. O festival é o evento
mais aguardado do verão gaúcho, em um encontro de gerações que se repete há 28
edições.
CANAIS OFICIAIS:
Site: https://www.planetaatlantida.com.br/
Instagram: @planetaatlantida
Tik Tok: @planetaatlantida
Twitter: @planetatlantida

