Com Gero Camilo e Ruan Aguiar, premiado “Papagaios” estreia no Rio de Janeiro na mostra gratuita “Imaginários Cariocas”

Compartilhe

A partir desta sexta-feira (8), o Rio de Janeiro recebe a segunda edição da mostra gratuita Imaginários Cariocas, que ocupa a Cinemateca do MAM até 21 de dezembro com mais de 40 filmes produzidos na última década. O evento abre sua programação com o aguardado longa-metragem “Papagaios”, primeiro filme de ficção do diretor carioca Douglas Soares, que chega à cidade após acumular prêmios em festivais nacionais e internacionais.

A produção conquistou quatro Kikitos no Festival de Gramado — incluindo Melhor Longa-Metragem pelo Júri Popular e Melhor Ator para Gero Camilo — além de distinções no Bravo Film Festival, em Los Angeles, e no 24º Festival Iberoamericano de Cinema de Sergipe. Agora, o filme ganha sua primeira exibição oficial no Rio em sessão especial às 19h, com presença do diretor e parte do elenco.

Uma sátira sobre a busca pela fama

No centro da narrativa está Tunico, vivido por Gero Camilo, o “papagaio de pirata” mais famoso do Rio: um homem obcecado por aparecer na TV, sempre surgindo atrás de repórteres em todas as situações — de tragédias a velórios de celebridades. A rotina muda quando ele conhece Beto (Ruan Aguiar), um jovem enigmático que se torna seu aprendiz e revela os limites éticos e emocionais da busca pela fama a qualquer custo.

Com humor ácido, suspense e crítica social, Papagaios investiga o impacto de um país com mais de 70 milhões de televisores ligados diariamente e discute até onde alguém é capaz de ir para conquistar alguns segundos de visibilidade.

O elenco reúne ainda nomes como Leo Jaime, Angela Paz, Ernesto Piccolo, Babi Xavier, Claudete Troiano, Roney Villela, Marcello Escorel e Cristiano Lopes.

Mostra gratuita destaca múltiplas visões do Rio

A mostra Imaginários Cariocas busca promover um mergulho nas representações contemporâneas da cidade. Com curadoria de Marina Meliande e Felipe M. Bragança, a programação reúne longas e curtas que revisitam territórios, mitos, memórias, conflitos urbanos e transformações recentes do Rio de Janeiro.

Entre os longas selecionados estão títulos como “Benzinho”, “Breve Miragem de Sol”, “Mate-me por Favor”, “Três Verões”, “O Prefeito” e “Uma Baía”, além de produções exibidas em importantes festivais internacionais. A seleção de curtas apresenta novas vozes do audiovisual carioca e obras produzidas no Lab Cinema Expandido.

Três rodas de conversa também integram a programação, debatendo temas como geografias afetivas, fabulações urbanas e processos de ruína e reinvenção da cidade, com participação de pesquisadores, críticos e realizadores.

Estreia comercial em 2026

Produzido pela Glaz Entretenimento e Meus Russos, com coprodução da Riofilme e distribuição da Olhar Filmes, Papagaios tem estreia nacional prevista para março de 2026.

Os ingressos para a mostra são gratuitos e podem ser retirados no site da Cinemateca do MAM ou na bilheteria. A sessão de abertura contará com a presença do diretor Douglas Soares, dos atores Gero Camilo e Ruan Aguiar, e de outros integrantes do elenco.

Outras Notícias

MERCHANDISING